O Hospital Estadual da Criança (HEC) completou, neste sábado (26), 13 anos com mais de 340 mil atendimentos realizados somente de urgência. Referência em gestação de alto risco e em média e alta complexidade, a unidade da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), gerida desde 2005 pela Liga Álvaro Bahia, foi acreditada em 2022 e, nos últimos anos, tem ampliado o quantitativo de leitos pediátricos, realizado cirurgias pioneiras e capacitado seu corpo clínico, entre outras ações.
Secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana esteve na unidade na manhã deste sábado e destacou a importância do HEC no tratamento pediátrico de referência para todo o Estado.
“Não existe HEC sem vocês, profissionais que aqui atuam. Que a gente possa, cada vez mais, melhorar o serviço prestado para as nossas crianças. Temos uma unidade referência para o tratamento pediátrico em toda a Bahia e trabalhamos para seguir ampliando a assistência qualificada em todos os 417 municípios baianos”, comemorou Santana.
Com relação aos atendimentos ambulatoriais, foram mais de 282 mil. Diretora operacional da unidade, Lívia Leite ressalta que, nesses 13 anos de existência, o HEC tem se tornado um hospital de grande importância e relevância para todo o Estado.
“Inicialmente, o HEC transformou a saúde da população infantil, com as diversas linhas de cuidado, incluindo cirurgias neurológicas de alta complexidade, oncologia, ortopedia, tratamentos clínicos e cirúrgicos diversos. Em seguida, foi inaugurada a maternidade de alto risco, com assistência de qualidade e humanizada as gestantes do Estado”, pondera a diretora.
Somente em 2022, a unidade realizou mais de 21 mil atendimentos emergenciais em pediatria e mais de cinco mil em obstetrícia. Na comparação com o ano anterior, o número de raio-x quase triplicou (cerca de 30 mil). As ultrassonografias saltaram de 4.638 para 8.431. Foram feitas, ainda, 2.785 cirurgias pediátricas e 2.319 partos.
“Certificando o cuidado de qualidade, o HEC foi creditado pela ONA no ano de 2022 e, com a LIGA na administração, vem trazendo inovação e tecnologia para atender ainda melhor à população assistida”, acrescenta Lívia.
O HEC dispõe de um ambulatório de especialidades, internação, atividades de ensino e pesquisa, além de serviços de diagnose e terapia. Está instalado em 8,5 mil m² de área construída, dividido em sete pavimentos. Atende pacientes de todo o estado e tem 260 leitos. O acesso à unidade é organizado por meio do Acolhimento Com Classificação de Risco (ACCR).
Casa da Gestante
Com um investimento de quase R$ 2 milhões, a Casa da Gestante, do Bebê e da Puérpera está sendo construída ao lado do Hospital Estadual da Criança. As obras já estão com quase 70% e a previsão é que a entrega seja feita dentro de três meses. O espaço tem como objetivo qualificar a atenção à gestante e contribuir para a redução dos índices de cesariana, oferecendo um acolhimento humanizado próximo à unidade hospitalar.
“Em breve, a Casa da Gestante vai iniciar o atendimento e oferecer assistência a essas mães que precisam de acolhimento com um ambiente mais acolhedor às gestantes, puérperas e recém-nascidos”, completou a Secretária.
Fonte: Ascom/Sesab
Mín. 19° Máx. 30°