Com 1.007 vagas para 28 cursos de graduação, terminou nesta segunda-feira (11) o vestibular 2018.2 da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O resultado será divulgado até o dia 27 de junho. O processo foi iniciado no domingo (10), com a aplicação das provas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, História, Geografia e Redação.
Nesta segunda-feira (11), os candidatos responderam às provas de Matemática, Biologia, Física e Química. O percentual de ausentes no processo seletivo chegou a 18,40%. Os gabaritos serão divulgados ainda nesta segunda (11), no site da Vunesp. O coordenador de seleção e admissão da instituição, Carlos Costa Filho, disse que o vestibular ocorreu dentro do previsto.
“Tivemos alguns candidatos que chegaram com atraso, faltando algum documento, mas sem nenhuma ocorrência de maior gravidade. Tudo dentro da normalidade e foi um dos maiores processos desses últimos anos. Estamos satisfeitos de fechar um ciclo de processo seletivo com esse resultado positivo, considerando que a partir de 2019.1 já vamos aderir ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu)”.
A procura maior pelos estudantes neste vestibular, para o coordenador, foi um dos pontos de destaque do processo seletivo. Além disso, ele afirma que houve uma redução no número de abstenção e acredita que isso tenha ocorrido por ser o último vestibular da Uefs.
Preparativos para o Sisu
Carlos Costa Filho falou ainda sobre os preparativos para o processo seletivo através do Sisu. Segundo ele, ainda serão feitos contatos com o Ministério da Educação para que possa ser feita um termo de adesão com todas as vagas oferecidas, as condições, cotas existentes para o sistema de ações afirmativas, entre outras coisas.
“Depois vamos aguardar os candidatos fazerem o Enem e quando abrir as inscrições do Sisu esperamos o resultado que o MEC divulga com a primeira lista e a partir daí fazemos as sucessivas convocações para preenchimento de vagas”, explicou.
Ele disse que ainda não há como precisar de a concorrência será maior com a mudança do vestibular para o Sisu e lembrou que a concorrência muda de regional para nacional, o que, de acordo com o coordenador de seleção e admissão da instituição, tem um aspecto positivo para a democratização do acesso.
“Pessoas de todas as cidades que teriam que se deslocar para Feira de Santana para fazer o vestibular, vão poder fazer o Enem das suas regiões de origem e poder entrar na Uefs. Por outro lado tem esse risco de uma maior migração de pessoas de uma região para outra. Isso exige das instituições um maior aparato para receber os alunos que vem de fora. Tudo isso é expectativa. Muitas universidades aderiram ao Sisu e não tiveram esse aumento no fluxo de pessoas de outros estados”, analisou.
Ele destacou que a partir de agora a universidade vai passar um tempo acompanhando e avaliando os impactos da mudança no preenchimento das vagas e na manutenção dos estudantes dentro da instituição. Segundo ele, caso a mudança não traga benefícios, pode ocorrer uma nova mudança para outro processo.
Mín. 20° Máx. 28°