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Transporte por aplicativo deve ter carros acessíveis para PcD, aprova CDH
A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (30) um projeto de lei que trata da reserva de veículos acessíveis a pessoas com de...
30/08/2023 19h15
Por: Correio Fonte: Agência Senado
O relator, Flávio Arns (ao lado de Damares Alves, na reunião da CDH), defendeu aprovação da proposta - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (30) um projeto de lei que trata da reserva de veículos acessíveis a pessoas com deficiência (PcD) por empresas de transporte por aplicativo,como Uber ou 99Taxi. Do senador Rogério Carvalho (PT-SE) e relatado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR), o projeto (PL 2.226/2022 ) agora será enviado para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, depois, da Comissão de Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC).

A matéria faz alterações no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146, de 2015 ) para determinar que as empresas que realizam, por meio de plataforma eletrônica, intermediação entre motoristas e passageiros oferecendo prestação de serviços de transporte urbano deverão garantir que ao menos 5% dos veículos cadastrados sejam acessíveis a pessoas com deficiência. Pelo projeto, as empresas deverão disponibilizar opção que permita visualizar a quantidade de motoristas parceiros com veículos acessíveis em áreas próximas dos clientes. Também deverão fornecer o recurso de audiodescrição, de maneira a facilitar a comunicação com pessoas com deficiência visual, e fazer treinamento específico dos motoristas para atendimento de PcD.

Rogério argumenta que o Brasil possui hoje mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência. Ele lembra que o Estatuto da Pessoa com Deficiência já prevê que frotas de empresas de táxi devem reservar 10% de seus veículos acessíveis a PcDs. No entanto, aponta o autor, a lei é omissa em relação aos carros que prestam serviço por aplicativo, sendo recorrentes os relatos, por parte de PcDs, de cancelamento de viagens. De acordo com o senador, a intenção do projeto é estender a reserva de veículos acessíveis a PcDs às empresas prestadoras de serviços eletrônicos na área de transporte urbano, de modo que milhões de brasileiros sejam mais bem assistidos por esses prestadores de serviços.

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Flávio Arns apresentou parecer favorável à matéria, com apenas uma emenda de redação, para eliminar o termo “motoristas parceiros”. De acordo com o relator, esse termo é habitualmente usado pelas empresas de transporte de aplicativo como eufemismo para evidenciar não haver vínculo empregatício entre elas e os motoristas. Em seu relatório, Arns registrou que “é plenamente justificada a apresentação de projeto de lei que intencione assegurar a reserva de veículos acessíveis à pessoa com deficiência também quando da solicitação do serviço por plataforma eletrônica”.

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— Em particular, houve grande ascensão no uso de aplicativos que fazem intermediação entre o potencial passageiro e o motorista que oferece seu veículo para uso como transporte de aluguel. Assim, em que pese a mudança fática na realidade do uso do transporte, a lei continuou a albergar apenas a reserva dos táxis e das locadoras, sem incluir, portanto, os aplicativos de transporte — afirmou o relator, ao defender o projeto.

Audiências

Na mesma reunião, a CDH aprovou a promoção de uma audiência pública para debater o Projeto de Resolução do Senado (PRS) 26/2023 , de iniciativa da senadora Damares Alves (Republicanos-DF), que institui a Frente Parlamentar Mista do Consenso de Genebra sobre Saúde da Mulher e Fortalecimento da Família. O requerimento (REQ 66/2023 ) é de autoria dos senadores Otto Alencar (PSD-BA) e Augusta Brito (PT-CE).

A CDH ainda aprovou três requerimentos para a promoção de audiências públicas, todos de autoria do senador Paulo Paim. O primeiro (REQ 68/2023 ) pede uma audiência conjunta com a Comissão de Infraestrutura (CI) para debater o PL 1.070/2023 , que altera o Código Civil para permitir às associações e cooperativas de transportadores de pessoas ou cargas a criação de fundo próprio para a criação de um seguro.

— Esperamos garantir que o caminhoneiro mais pobre possa fazer um seguro via cooperativa e dividir os custos — argumentou Paim, que também é o autor do projeto.

O segundo requerimento de Paim (REQ 70/2023 ) pede uma audiência pública conjunta com a CI e com a Comissão de Meio Ambiente (CMA) para debater o PL 2.788/2019 , que institui a Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (Pnab). O projeto está em análise na CI, sob relatoria do senador Eduardo Gomes (PL-TO). O último requerimento de autoria de Paim (REQ 72/2023 ) pede um debate sobre violência contra parlamentares. Segundo o autor, tem sido recorrente o registro de violência contra políticos, em vários lugares do país. O senador Flávio Arns manifestou apoio à audiência.

— O tema da violência é um dos temas que mais interessa à população brasileira. Temos de pensar em como construir a paz — disse Flávio Arns.