A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados debate, nesta quinta-feira (31), a criação de um Dia da Medicina Tradicional Africana.
O debate atende às exigência da lei Lei 12.345/10 determina que a instituição de datas comemorativas seja objeto de projeto de lei, acompanhado de comprovação da realização prévia de consultas e audiências públicas com amplos setores da população.
"Embora a ciência moderna tenha validado muitos dos remédios utilizados na medicina tradicional da África, o conceito basilar desse sistema medicinal está longe de ser bem compreendido pela população em geral, por isso a necessidade do debate", afirma o deputado Chico Alencar (Psol-RJ), que pediu a realização do debate.
O deputado cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo os quais, existem 34 institutos de pesquisa espalhados por 26 países que se debruçam à investigação e ao desenvolvimento da medicina tradicional.
""O sistema de medicina tradicional africano é composto de três partes essenciais: a substância medicinal ativa, as forças espirituais e o espírito humano", explica Alencar. "Para os africanos, viver é um ato religioso e a arte de curar faz parte da religião desses povos", conclui.
A audiência será realizada no plenário 12, a partir das 13 horas.