A nova etapa de aplicação das provas do Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE) na rede estadual de ensino, iniciada no último 21 de agosto, prossegue até quarta-feira (6) mobilizando cerca de 26,4 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e em torno de 123,4 mil do 3º ano do Ensino Médio. Trata-se de uma avaliação diagnóstica das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) com o objetivo de fortalecer as aprendizagens dos alunos, a partir do uso de uma plataforma digital. A ferramenta pode ser acessada através de dispositivos disponíveis nas escolas, como tablets, chromebooks, notebooks e computadores, ou pelo celular do estudante.
No Colégio Estadual Cândido Meireles, no município de Cairu, de acordo com o coordenador pedagógico Hélio Cândido, a comunidade escolar está envolvida. “Além das avaliações servirem como ponto de partida para conhecer o perfil de habilidades que os estudantes já desenvolveram e vêm desenvolvendo, elas possibilitam a oportunidade de repensar o trabalho pedagógico no âmbito do processo ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Matemática articulado com os demais componentes curriculares”, afirmou.
A estudante Mary Allyd Cruz da Conceição, 17, 3º ano do Ensino Médio, é uma das que estão utilizando a plataforma para acessar os vários conteúdos digitais educacionais disponíveis, como materiais didáticos, atividades, provas e simulados. “As avaliações foram muito boas e fazem com que a gente trabalhe o nosso conhecimento, o que é muito importante para a nossa aprendizagem e nosso desenvolvimento acadêmico”. A ferramenta pode ser utilizada por alunos, professores, coordenadores pedagógicos e gestores, através do Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).
SABE –Retomado pela SEC em 2019, o Sistema de Avaliação Baiano de Educação promove a aplicação de provas em Língua Portuguesa e Matemática e, a partir do diagnóstico das avaliações, as escolas são auxiliadas na implementação de novas ações pedagógicas. O SABE contribui para a identificação de habilidades e conteúdos que precisam ser mais fortalecidos e para a ampliação de discussões pedagógicas sobre as atividades desenvolvidas em sala de aula, com atenção para aspectos que são contemplados em outras avaliações externas, a exemplo das avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), que são aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com o objetivo de avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
Fonte: Ascom/SEC