O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar reúne-se nesta terça-feira (5) para analisar nove pareceres preliminares relativo a acusações por quebra de decoro.
Confira os pareceres que podem ser votados:
Jerry é acusado pelo partido de importunação sexual contra a deputada Julia Zanatta (PL-SC) durante audiência com o ministro da Justiça, em abril. Imagens de câmeras mostram que Jerry se aproxima por trás de Julia, apoia seu corpo contra o da colega e coloca o rosto em meio ao cabelo dela. O deputado afirma que teria agido dessa forma por causa do tumulto.
O partido diz que a deputada quebrou o decoro ao chamar de “assassinos” os parlamentares favoráveis à urgência do projeto que dificulta a demarcação de terras indígenas (PL 409/07).
O relator recomenda, em seu parecer, que o processo seja arquivado.
Talíria é acusada de quebra de decoro parlamentar por, durante reunião da CPI do MST, ter dito que o relator do colegiado, deputado Ricardo Salles (PL-SP), fraudou mapas e tinha relação com o garimpo.
Simoes ainda não divulgou seu parecer.
A confusão começou após Marcon ter questionado a facada desferida contra o ex-presidente Jair Bolsonaro em 2018, Eduardo Bolsonaro levantou, xingou e ameaçou o petista. Os dois foram contidos por colegas.
Josenildo ainda não divulgou seu parecer.
O partido pede que ela também seja punida por ter ofendido deputados que votaram favoravelmente ao projeto do marco temporal de terras indígenas (PL 490/07), no Plenário da Câmara, no fim de maio.
Magalhães ainda não divulgou seu parecer.
Gutemberg Reis ainda não divulgou seu parecer.
Simoes ainda não divulgou seu parecer.
"Não se pode admitir que o debate político e o embate de voto sirvam de pretexto para ofender a moral e a honra de parlamentares", critica o PL.
Ganem ainda não divulgou seu parecer.
Manente ainda não divulgou seu parecer.
A reunião será realizada à 11 horas, em plenário a ser definido.
Mín. 19° Máx. 33°