A menos de 100 dias para o início dos Jogos Olímpicos de Paris, foi dada a largada para a etapa interclasse dos Jogos Escolares da Bahia (JEB) 2024, primeira fase classificatória para a maior competição escolar do Brasil e celeiro de talentos para o esporte nacional. Estudantes da rede estadual na faixa etária entre 12 e 17 anos já estão competindo em diferentes modalidades. Não só a prática do esporte como, também, a inclusão, a cooperação, a integração e o fortalecimento da cultura da paz mobilizam e unem as comunidades escolares.
No município de Firmino Alves, por exemplo, enquanto 137 alunos do Colégio Estadual Monteiro Lobato participaram, nesta semana, de diferentes atividades esportivas, como futebol de salão, vôlei, atletismo, ciclismo, tênis de mesa e arremesso de peso, educadores e servidores torciam e incentivavam os atletas nas modalidades individuais e coletivas. “É uma oportunidade de integração e de incentivo à cultura da paz, no ambiente escolar. Diante de tantas mazelas sociais, o esporte e a cultura possibilitam o encontro, o diálogo e o relacionamento interpessoal. O jovem conhece a importância da disciplina e também pode extravasar suas energias de forma saudável”, reflete a coordenadora pedagógica da unidade de ensino, Karla Soares.
Inclusão
No ano em que o Governo do Estado anuncia um pacote com ações para Pessoas com Deficiência (PcD) e estabelece um novo marco para a inclusão social na Bahia, no Colégio Estadual Virgílio Pereira de Almeida, no município de Jaguaquara, 35 estudantes com deficiência vão participar, entre os dias 20 e 23 de maio, da etapa Escolar Interclasse do JEB. “Temos um número representativo de PcD matriculados. Sua participação nos jogos não só traz alegria, como representa o enriquecimento da nossa comunidade escolar como um espaço de inclusão”, avalia a professora de Educação Física, Márcia Regis, que, junto com a equipe pedagógica, adaptou algumas modalidades para permitir que os alunos possam participar das competições, assim como de atividades recreativas.
O esporte educacional integra a gestão de aprendizagem da Secretaria Estadual da Educação (SEC) como modelo estruturante e estratégico para mobilizar a rede estadual de ensino, difundindo valores e conceitos, praticamente, durante todo o ano letivo, entre os meses de maio e dezembro. No portal da Educação, é possível acessar o Caderno – Jogos Escolares , que traz orientações direcionadas às unidades escolares.
Fonte: Ascom/SEC
Mín. 21° Máx. 37°