O senador Eduardo Girão (Novo-CE) chamou a atenção nesta terça-feira (30) para as “arbitrariedades e perseguições políticas” presentes no estado do Ceará, e citou a “censura e intimidação” contra jornalistas. Ele mencionou o caso do jornalista Edson Silva e do Portal Custo Ceará, que sofreram uma interpelação judicial, movida pelo governo estadual, por publicarem informações do Diário Oficial do estado. O parlamentar ressaltou que várias instituições, como o Sindicato dos Jornalistas, a Associação Cearense de Imprensa e a Federação Nacional dos Jornalistas, repudiaram as ações de intimidação do governo.
— O pior de tudo é o efeito claramente ameaçador, de intimidação ao exercício profissional do jornalista, atacando a liberdade de imprensa, assim como a liberdade de expressão, ambas garantidas pela Constituição. A partir do famigerado, Inquérito das Fake News, que completou cinco anos, vem-se intensificando a perseguição política e o cerceamento da liberdade de expressão daqueles que são conservadores e têm coragem de falar a verdade e criticar os poderosos, criticar o sistema carcomido que temos. Esse é o Brasil, que alguns ousam dizer que tem democracia — declarou.
Girão pontuou que o Ceará está entre os cinco estados do país com o maior número de homicídios por 100 mil habitantes. O senador afirmou que o Ceará vem sendo governado, há décadas, por uma oligarquia política comandada pelo PT e pelo PDT. Para ele, os últimos governadores foram negligentes, o que, na sua opinião, resultou no aumento da influência de facções criminosas na região.
— Olha o estrago que é feito com essa gestão perdulária, que inverte prioridades, colocando dinheiro — mais de R$ 1 bilhão o PT colocou — em propaganda e publicidade na gestão de Camilo Santana. E está aí o resultado: violenta, as pessoas com medo de sair de casa, com medo de tudo. É o que a gente vê: bandidos tomando conta, botando famílias para fora de casa. Você sabe o que significa isso? Dando hora: "Olha, daqui a tantas horas, você tem que sair de casa!", e o cara trabalhou a vida toda. Esse é o resultado — afirmou.
Mín. 21° Máx. 30°