O Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher, promoveu na manhã desta quarta-feira (08) um Dia de Beleza para as pacientes da Casa da Puérpera e da Ucinca (Unidade de Cuidados Intermediários Canguru). O objetivo dessa iniciativa foi incentivar o resgate da autoestima e a valorização própria da mulher durante o período de internamento dos recém-nascidos.
Segundo Emille Araújo, coordenadora da Ucinca, a espera pela alta dos bebês internados na UTI neonatal e berçários pode afetar a autoestima dessas mães. "Todos os anos, nós promovemos esse momento de atividades corporais, incluindo massagens, maquiagem e penteados, para comemorar junto com elas essa data tão importante. Para muitas pacientes, é o primeiro Dia das Mães delas, e tornar esse momento sublime no ambiente hospitalar é importante para nossa equipe da Ucinca", disse Emille Araújo.
Durante o evento, duas profissionais voluntárias da área da beleza realizaram maquiagens, sobrancelhas e tranças, cada penteado ao estilo de cada uma delas. Além disso, foram distribuídos kits de unha e servido um lanche especial. À tarde, foi realizada uma roda de conversa sobre o tema "Cada mãe é única", onde cada uma delas pôde contar sua história e trocar experiências.
De acordo com Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, as ações de hoje fazem parte das comemorações do Dia das Mães, que ocorrerão no Hospital da Mulher até domingo, dia 12 de maio. "Essas iniciativas são importantes para apoiar as pacientes do Complexo Materno Infantil, proporcionando momentos de cuidado e autoestima em meio aos desafios enfrentados durante o tratamento dos recém-nascidos que permanecem aqui para tratamento. É inspirador ver como os profissionais de saúde do Hospital da Mulher se esforçam para ir além do tratamento médico e promover o bem-estar emocional e psicológico das pacientes", frisou.