O senador Plínio Valério (PSDB-AM) destacou em pronunciamento nesta terça-feira (14) a importância de finalizar o asfalto da BR-319, principal ligação terrestre entre o Amazonas e o resto do país. A rodovia, que possui trechos precários, é alvo de debates ambientais há mais de 20 anos. O parlamentar pontuou que há previsão de estiagem para esse ano, o que pode deixar o estado isolado por meio do rio.
— A estiagem vai vir. E é pela estrada que a gente recebe, pelos caminhões, pelas carretas, os produtos alimentícios, medicamentos e outros. Se a estrada não estiver trafegável, nós vamos colapsar. Manaus, com 2,2 milhões de habitantes, vai colapsar — advertiu o parlamentar.
Plínio argumentou que a obra não vai causar desmatamento, pois os 815 quilômetros de extensão já estão traçados e já tiveram asfalto em algum momento. O senador também ressaltou que o Amazonas é o maior estado do Brasil e que a população tem o direito de ir e vir através de suas estradas.
— Se até lá [estiagem] a estrada não estiver trafegável, eu vou responsabilizar, sim, aqueles que nos vigiam dia e noite, aquelas ONGs, observatórios que recebem dinheiro de fundações estrangeiras para manipular dados, falsas pesquisas e alarmar o mundo, alarmar o planeta como verdadeiros trombeteiros do Apocalipse. É o meu papel, é a minha missão, que eu exerço aqui com o maior prazer, defender a necessidade e o direito do meu povo do Amazonas, e a BR-319 é para nós o momento, o início de nossa redenção.