O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou agora que o Projeto de Lei Complementar 85/24, que suspende a dívida do Rio Grande do Sul por três anos e zera os juros relativos à dívida durante esse período, deve ser votado nesta quarta-feira (15).
Lira disse que deve participar de um anúncio com mais medidas por parte do Executivo de ajuda ao estado. Ele participou na tarde de hoje de um encontro com Lula para debater e apresentar propostas e, amanhã, deve viajar ao Rio Grande do Sul para participar desse anúncio. Segundo ele, o PLP deve ser votado ainda na noite de amanhã após o retorno do estado. “Vamos esperar o anúncio amanhã, que vem num tom mais robusto de enfrentamento de algumas situações”, afirmou.
De acordo com Lira, as propostas de reconstrução do estado e ajuda aos gaúchos vão aparecendo de acordo com a necessidade e as demandas dos municípios. A bancada gaúcha já apresentou a Lira mais de 100 projetos que tratam do tema.
“Todos os projetos têm uma realidade e um olhar diferenciado como na época da pandemia”, disse Lira.
Fake News
Questionado sobre parlamentares que usam a tribuna do Plenário da Câmara para divulgar notícias falsas relacionadas à ajuda ao estado, Lira disse que não há o que fazer. Segundo ele, os deputados são livres e responsáveis por aquilo que dizem na tribuna. “Eu vou impedir o parlamentar de falar na tribuna?”, questionou o presidente. “A gente precisa ter um pouco de tolerância porque aqui ninguém pensa da mesma forma. O meu papel é dar espaço para que o debate seja feito”, ponderou.
Mín. 19° Máx. 34°