20°C 38°C
Santo Estêvão, BA
Publicidade

Contrapropaganda: aprovada multa para quem descumprir obrigação

Empresa que descumprir a obrigação de promover contrapropaganda para esclarecer os consumidores sobre publicidade enganosa ou abusiva deverá pagar ...

15/05/2024 às 20h30
Por: Correio Fonte: Agência Senado
Compartilhe:
Projeto de autoria de Rodrigo Cunha (foto) será agora analisado pela Câmara - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Projeto de autoria de Rodrigo Cunha (foto) será agora analisado pela Câmara - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Empresa que descumprir a obrigação de promover contrapropaganda para esclarecer os consumidores sobre publicidade enganosa ou abusiva deverá pagar multa diária. A possibilidade dessa punição ao fornecedor está prevista em projeto de lei aprovado nesta quarta-feira (15) no Plenário do Senado. O PL 3.617/2019 , de autoria do senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), segue para a Câmara dos Deputados.

Pelo projeto, a multa diária deverá ser estipulada pelos critérios estabelecidos no Código de Defesa do Consumidor, de acordo com a gravidade da infração, vantagem auferida e a condição econômica do fornecedor, sendo o valor revertido ao Fundo de Defesa dos Direitos Difusos ou aos fundos estaduais ou municipais de proteção ao consumidor.

A contrapropaganda tem a finalidade de desfazer os efeitos negativos da veiculação da publicidade enganosa ou abusiva, de modo a corrigir a informação dada ao consumidor sobre a aquisição de determinado produto ou a prestação de determinado serviço. Ao apresentar o projeto, Rodrigo argumentou que a demora na divulgação da contrapropaganda prejudica consumidores.

— É um projeto que vem ajustar uma lacuna no Código de Defesa do Consumidor — apontou o senador.

O relator na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC), Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), manifestou apoio à proposta durante a análise no colegiado.

“Ainda que ele tenha cessado a formulação da publicidade enganosa ou abusiva, entendemos pertinente que a autoridade administrativa possa impor multa diária como forma persuasiva para que o fornecedor veicule a contrapropaganda, de forma a alertar o consumidor com a mesma força da publicidade original sobre as reais características do produto ou serviço”, argumentou Randolfe.

O projeto foi aprovado na CTFC no final de 2019 e, como era terminativo, seguiria diretamente para a Câmara dos Deputados. Mas o senador Marcos Rogério (PL-RO) apresentou recurso para que o texto fosse submetido a votação no Plenário do Senado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Santo Estêvão, BA
33°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 38°

34° Sensação
4.64km/h Vento
39% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h01 Nascer do sol
05h45 Pôr do sol
Sáb 37° 21°
Dom 29° 21°
Seg 26° 20°
Ter 28° 20°
Qua 27° 21°
Atualizado às 17h09
Publicidade
Anúncio
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,80 -0,26%
Euro
R$ 6,04 -0,84%
Peso Argentino
R$ 0,01 -0,40%
Bitcoin
R$ 610,006,61 +1,05%
Ibovespa
129,125,51 pts 1.74%
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias