O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) avaliou, em pronunciamento nesta segunda-feira (21), a grave situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul, onde fortes chuvas têm causado mortes, destruído cidades e devastado plantações. O senador ressaltou que eventos climáticos extremos vão ser cada vez mais frequentes e intensos no país, e enfatizou a importância de planejamento de ações preventivas
— É hora de nos desvencilharmos de qualquer tipo de negacionismo que possa impedir as discussões e as ações planejadas para evitar a repetição de tragédias semelhantes a que vemos hoje no Sul do país. O aquecimento global está posto. Catástrofes impostas pela natureza sempre aconteceram, argumentam alguns negacionistas. É fato. Só que elas demoravam a se repetir, ao contrário de agora — disse.
Para ele, a situação de calamidade enfrentada pelo Rio Grande do Sul devido às intensas chuvas revelou o despreparo do país para enfrentar a realidade climática. Ele reforçou a necessidade de o governo implementar medidas para proteger a população contra futuros desastres naturais.
— A missão é complexa, mas não impossível. Ela requer uso intensivo de tecnologia, melhoria de nossa infraestrutura, muita informação e o indispensável envolvimento de todos os setores da sociedade brasileira. A missão será exitosa desde que haja muita união e as ações objetivas partam de todos os níveis de governo, sob a coordenação de quem tem maior responsabilidade, qual seja, o Executivo Federal — analisou.
Mín. 20° Máx. 38°