Projeto que cria o Dia Nacional da Aromatologia e da Aromaterapia, a ser celebrado todos os anos em 19 de dezembro, foi aprovado nesta terça-feira (28), na Comissão de Educação.
A escolha da data é uma homenagem ao químico francês René-Maurice Gattefossé, que nasceu em 19 de dezembro de 1881. Ele criou o termo aromaterapia e descobriu os efeitos terapêuticos e benefícios dos óleos essenciais.
O PL 5.982/2019 , da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável da relatora, senadora Zenaide Maia (PSD-RN). Agora, a proposta será analisada pelo Plenário.
Zenaide explicou que a aromatologia é a ciência que estuda essas substâncias, suas aplicações e uso terapêutico. A aromaterapia, por outro lado, é a prática de terapia que utiliza os óleos, a fim de promover bem-estar, equilíbrio emocional, saúde e qualidade de vida.
— A instituição do Dia Nacional da Aromatologia e da Aromaterapia promove a disseminação do conhecimento nessa área, incentivando a pesquisa científica, a formação de profissionais qualificados e a conscientização sobre os benefícios que essas práticas podem oferecer à sociedade — disse a senadora.