Anderson Dias do Vale, 24 anos seria mais um jovem com tantos sonhos se não fosse um diferencial: a ousadia de viajar as 196 nações, quebrar recorde e se transformar na pessoa que mais rapidamente percorreu o mundo inteiro. Até o momento ele já conheceu 28 países, onde se divertiu muito, mas também passou por situações de pânico e medo em suas aventuras. O primeiro recorde ele já bateu: Anderson agora é o homem que mais rapidamente visitou todos os países da América do Sul com viagens que duraram apenas 28 dias.
Em entrevista exclusiva para o site Correio da Cidade, o jovem de Pernambuco, conta que sempre gostou de viajar. “Acredito que conhecer 196 culturas iria fazer eu ter uma visão do mundo como de fato ele é, e dessa forma ajudar as pessoas, despertar nas pessoas o desejo de correr atrás do seu sonho, não só brasileiros, mas também pessoas dos outros países, e graças a Deus isso está acontecendo comigo”, contou o pernambucano.
Determinado | O interessante foi a forma que esses sonhos começaram a entrar em prática. Com determinação e foco, ele começou a dar forma aos seus sonhos vendendo capinhas de celular no ônibus e nas ruas de Recife e com o dinheiro conseguiu fazer intercâmbio na Europa, onde conheceu 12 países. Pouco tempo depois criou uma empresa e quando tudo estava dando muito certo, decidiu vender o empreendimento para seguir seu sonho. “Juntei R$ 100 mil com o negócio e daí comecei minha aventura pelo mundo”, contou.
A primeira jornada começou com uma viagem no dia 27 de maio deste ano, quando Anderson saiu de Recife para o Paraguai. Hoje, dia 02 de agosto, o jovem sonhador já contabiliza 28 países visitados.
O que encontrou pela frente | Anderson contou que nessa maratona entre um país e outro passou também por uma série de dificuldades. “Fome - algumas vezes, vítima de assalto, refém da solidão, ausência de dinheiro, repúdio das pessoas, xenofobia, preconceito. Passei por tudo isso, mas não deixo que nada dessas coisas impactem negativamente nos meus sonhos”, explicou.
Anderson, que tem mais de 70 mil seguidores no Instagram (@196sonhos), se inspira nesses internautas para seguir sua jornada viajando pelo globo terrestre. “Passei por muita coisa desagradável nessas andanças, mas quando lembro que tem tantos mil sonhadores me acompanhando no Instagram, quando lembro qual meu propósito, passa rápido”, contou.
Todos os dias, ele publica em seu Instagram os stories das viagens, proporcionando aos seus seguidores, uma aventura diária, mesmo sem sair de casa.
"Eu já fiz as viagens pela América do Sul passando pelo Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname, as ilhas do Caribe, República Dominicana, Haiti, Jamaica, Cuba, México, Belize, Guatemala e agora estarei indo para El Salvador". Para ajudar nas despesas das viagens, Anderson conta como vem tendo ajuda. “Já recebi apoio financeiro dos brasileiros na minha vaquinha online, e de vários hotéis e restaurantes que sempre me dão comida e hospedagem”.
Até o momento, Anderson contou que a Colômbia, foi o país que melhor o recebeu. O maior medo, ele sentiu no Haiti, quando ao atravessar a fronteira de ônibus, as pessoas ali chegavam meio que atacando ele pedindo dinheiro. “Todo mundo me tocando pedindo dinheiro, querendo dinheiro de forma agressiva, policial quase segurava meu passaporte, pessoas com fome, com facas, qualquer um podia me matar ali e ia ficar por isso mesmo”, disse.
Anderson explica que no começo a sua família achou que ele estava louco. “Inclusive até eu achei [risos], mas depois começaram a entender o propósito, é muito mais que quebrar um recorde, é levar uma mensagem pra o mundo. Aprendi muito a não julgar nada ou ninguém. Nem aquele que me assaltou na Guyana, nem o dono do hotel que me ajudou... Tudo tem um 'por que' e um 'pra que".
Nossa reportagem entrou em contato com Vítor Aguiar, que é amigo de Anderson e agora também seu empresário nessa maratona de viagens. Ele conta como reagiu ao desejo do amigo em vender tudo e seguir em busca do seu sonho. “Quando Anderson me contou que pretendia vender a empresa e seus bens para iniciar essa aventura, o achei louco. Depois, conversando com ele, percebi que era um sonhador, mas só quando entendi suas motivações entendi que, na realidade, ele é um grande realizador de sonhos. Hoje, tenho convicção que ele atingirá seus objetivos e o desejo todo o sucesso do mundo”, contou.
Para se comunicar nessa jornada de visitar todos os países do planeta, o jovem sonhador consegue falar inglês e espanhol de maneira fluente após aprender no intercâmbio que fez na Irlanda e com a própria vivência. “Quando fui pro Haiti que falavam francês e criolo deu um medinho mas a mímica desenrola tudo”, disse em tom descontraído.
Quando terminar de conhecer o último país, Anderson conta o que quer fazer aqui no Brasil. “Quero voltar e ajudar nosso povo, abrir os olhos dos brasileiros para muitas coisas, quero despertar no povo a vontade de empreender, de crescer, de ser grande. Ajudar as pessoas que perderam as esperanças a sonharem novamente, empreender não é só abrir uma empresa, empreender é você criar, sair das dificuldades, ajudar, em qualquer área que você esteja. Cada país que passo, vejo o quanto nosso Brasil é lindo, o quanto as pessoas são guerreiras, sofridas, e são essas dificuldades que fazem os brasileiros serem criativos, por que não usar isso pra realização de sonhos? Despertar nas pessoas a vontade de sair da sua zona de conforto e experimentar algo novo? O medo do 'diferente' faz a gente se acomodar, e muitas vezes não é algo ruim, é só algo novo.
Para os jovens que seguem Anderson, ele deixa um recado. “Peço à juventude para não desistir, a nossa mente muitas vezes nos faz acreditar que algo é difícil, que não vai dar, que tem gente melhor que você. Não deixe sua mente te sabotar, as coisas na maioria das vezes não são tão difíceis como a gente pensa, e quando realmente forem difíceis não pense no problema, pense na solução, a maioria das pessoas só conseguem enxergar o problema, seja diferente pense na solução, você é o que sonha, o sonho é seu não deixe ninguém atrapalhar. Sonhe grande e seja grande!”, salientou.
Se você quer ajudar Anderson Dias nessa aventura dos 196 sonhos, pode estar colaborando pela internet. Acesse http://www.kickante.com.br/campanhas/196-sonhos
Siga Anderson no Instagram | @196sonhos e acompanhe diariamente as suas aventuras
Reportagem | Alysson Ribeiro
Produção | Felipe Braga | Vânia Vitorino | Wesley Gomes | Edemir Passos
Imagens | Arquivo Pessoal Anderson Dias
Mín. 20° Máx. 37°