As oportunidades para o Brasil ao assumir a presidência temporária do G20 — grupo formado pelas 19 maiores economias do mundo com a União Africana e a União Europeia — serão discutidas em sessão de debates temáticos do Senado na quinta-feira (6), às 10h. O debate dará ênfase à visão estratégica do governo na agenda de meio ambiente e economia.
Foram convidados para a sessão a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira; o secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores, André Correa do Lago; o secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente, João Paulo Capobianco; e o secretário executivo adjunto do Ministério da Fazenda, Rafael Dubeaux.
A realização da sessão atende a requerimento ( RQS 305/2024 ) assinado pelos senadores Jorge Kajuru (PSB-GO), Beto Faro (PT-PA) e Otto Alencar (PSD-BA), líderes de seus partidos. O requerimento, aprovado em Plenário em 8 de maio, lembra que o Brasil exerce a presidênciapro temporedo G20 em 2024 com prioridade para o combate à fome e à promoção do desenvolvimento sustentável, e destaca a importância da pauta ambiental para o grupo de países.
“O Brasil tem a possibilidade de aproveitar esse processo e explorá-lo como oportunidade para a promoção do país e suas potencialidades, sendo um grande provedor de serviços ecossistêmicos ao mundo e acelerar um processo de transformação para uma economia de baixo carbono, gerando renda e investimentos, em especial para as populações locais mais vulneráveis”, acrescentam os senadores na justificação do requerimento.
Mín. 20° Máx. 37°