As comissões de Educação (CE) e de Meio Ambiente (CMA) promovem, nesta semana, um ciclo de três audiências públicas com autoridades e especialistas para celebrar os 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental ( Lei 9.795, de 1999 ). O evento foi requerido pelos senadores Flávio Arns (PSB-PR) e Leila Barros (PDT-DF), presidentes da CE e da CMA, respectivamente. As audiências públicas serão realizadas no Auditório Petrônio Portela.
Na terça-feira (4), às 14h, o debate terá como tema “O Estado da Arte da Educação Ambiental (panorama histórico e atual)” . Foram convidados o pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Vilmar Pereira; as educadoras ambientais Moema Viezzer e Lucie Sauvé; o professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Luiz Marcelo Carvalho; Renata Maranhão, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA); o educador e escritor Nilo Diniz; e Rita Silvana Santana dos Santos, do Ministério da Educação.
Na quarta-feira (5), às 9h, o tema será “O Futuro da Educação Ambiental no Brasil” . Convidados: a jornalista especialista em meio ambiente Agnes Franco; Rachel Trajber e José Vicente, do Ministério da Educação; a pesquisadora da Universidade Federal do ABC Maria Henriqueta Andrade Raymundo; o engenheiro ambiental Fábio Barbosa; o especialista Renato Godoy; e Marcos Sorrentino, do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
A terceira audiência pública será também na quarta (5), às 14h: “Arranjos para o Enfrentamento da Descontinuidade e Pulverização das Políticas Públicas de Educação Ambiental” . Convidados: a advogada e professora Gabrielle Beatriz Beiró-Lourenço; Neusa Helena Barbosa, do MMA; a especialista em educação ambiental Marilena Loureiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA); a professora Isis Akemi Morimoto, da Universidade de São Paulo (USP); e os professores Clóvis Souza, Carlos Alberto Marques e Eda Tassara.
A comemoração dos 25 anos da Política Nacional de Educação Ambiental contará também com sessão especial no Plenário do Senado, na terça (4), a partir das 9h .