Em meio ao fluxo intenso de carros e motos, as ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Feira de Santana enfrenta os desafios do trânsito para chegar aos pacientes com maior rapidez. Entre janeiro e abril deste ano, o órgão, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, registrou mais de 8 mil ocorrências, com uma média de 2 mil atendimentos de urgência por mês, proporcionando o suporte necessário em situações emergenciais no município.
A coordenadora do SAMU, Maiza Macedo, destaca a importância das recentes ampliações no serviço. "A ampliação possibilita uma maior agilidade no atendimento dos casos de urgência e emergência, garantindo que a população receba o cuidado necessário no menor tempo possível", ressaltou.
Através do número 192, os atendimentos por telefone em casos de urgência e emergência são iniciados. Os atendentes realizam a triagem com perguntas básicas e, em seguida, direcionam a ligação para o médico regulador, que avalia a necessidade de enviar uma ambulância.
O SAMU possui três bases em Feira de Santana, equipadas com uma moto e nove ambulâncias que são equipadas com respiradores (ventiladores mecânicos), desfibriladores, cardioversores, cateteres e soros, garantindo suporte vital em diversas situações de emergência.
É importante ressaltar que o número de emergência, 192, funciona de maneira ininterrupta, garantindo assistência a qualquer momento. O SAMU realiza atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com equipes compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores de veículos, telefonistas e rádio operadores.
INVESTIMENTOS
Neste ano, o serviço instalou uma nova base no Shopping Popular para garantir uma resposta mais ágil às demandas de emergência, considerando a concentração de pessoas e atividades na região comercial. Além disso, está prevista a aquisição de quatro novas ambulâncias, incluindo uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Em 2023, o SAMU já havia ampliado sua frota com a aquisição de cinco novas ambulâncias, descentralizado as bases e realizado um processo seletivo para preencher 238 vagas, incluindo um quadro de reserva. Esses investimentos são essenciais para manter a eficiência e a rapidez no atendimento das urgências e emergências no município.
Mín. 21° Máx. 37°