O Ministério Público do Estado da Bahia, por meio do Núcleo Permanente de Incentivo à Autocomposição (Nupia), promoveu na tarde desta quinta-feira, dia 23, uma reunião para construção de plano de fiscalização conjunta, com o objetivo de reforçar a segurança no transporte aquaviário durante o evento ‘Madre Verão’, que vai ocorrer entre os dias 30 deste mês e 16 de fevereiro. A reunião é etapa do procedimento de mediação instaurado pelo Nupia do MPBA, para facilitar o diálogo e fortalecer as instituições envolvidas na fiscalização e segurança dos terminais de Madre de Deus e no transporte de passageiros na região. O objetivo é reunir esforços institucionais para evitar acidentes a exemplo do ocorrido em 21 de janeiro de 2024, durante o evento Madre Verão, quando um barco naufragou e deixou oito mortos e seis feridos.
A Capitania dos Portos se comprometeu a realizar operação especial no dia 16 de fevereiro, quando está prevista a festa na Ilha de Maria Guarda, com a colocação de quatro equipes voltadas a coibir violações à legislação de tráfego aquaviário, como embarcações irregulares, lotação e outras questões de segurança. O plano vai incluir um reforço da fiscalização nos pontos de embarque de pessoal tanto na Ilha de Maria Guarda quanto no Terminal Porto do Mirim, além de fiscalização do tráfego das embarcações.
Dentre as medidas ajustadas incluem-se a elaboração de um plano de contingência para todo o evento festivo ‘Madre Verão’, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia. O Município de Madre de Deus e a Sinart firmaram o compromisso de intensificar a fiscalização nos terminais de Madre de Deus e executar ações informativas. A Agerba colaborou com a construção do plano, comprometendo-se a disponibilizar a análise célere de requerimentos de licença especial para operação de linhas destinadas ao evento ‘Madre Verão.
Serão realizadas ações de orientações aos usuários e operadores do transporte aquaviário, em parceria do Município de Madre de Deus e a Capitania dos Portos, bem como inspeções preventivas. A Polícia Militar informou que prestará apoio o evento, com ações ostensivas e preventivas.
O encontro foi mediado pela promotora de Justiça Milena Moreschi, com participação dos promotores de Justiça Adalto Araujo, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim); Rita Tourinho, coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Proteção à Moralidade Administrativa (Caopam); e Fernanda Pataro de Queiroz, da 2ª Promotoria de Justiça do Consumidor. Também estavam presentes o prefeito do Município de Madre de Deus, Dailton Raimundo de Jesus Filho; Felipe Fernandes e Manoel Nunes, assessores jurídicos do Município de Madre de Deus; Sandro Matos, secretário de Segurança de Madre de Deus; Leandro de Souza Lamin, capitão de Fragata Imediato da Capitania dos Portos; primeiro-tenente Rodrigo Santos da Silva, chefe do Departamento de Segurança do Trafego Aquaviário; o major da Polícia Militar Diego Pestana Guerreiro, comandante da 10ª CIPM de Candeias; e os representantes do Corpo de Bombeiros, TC BM Rosângela Pereira Reis do Nascimento, TC BM Marcos Moreira, CAP BM Misael de Souza Santos; além de Felipe Augusto Silveira Behrens, diretor de Fiscalização da Agerba; David Portinari Araújo de Santana, também da Agerba; e os representantes da Sinart, João Maurício, superintendente de Engenharia e Arquitetura, Adevaldo Santos, gerente-geral de Operações e o gerente Gustavo Pluma.
Mín. 20° Máx. 31°