O Partidos dos Trabalhadores (PT) informou, em nota, que irá recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proibiu o registro da candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições 2018 e divulgou nas redes sociais um vídeo da campanha de Lula para presidência.
“Diante da violência cometida pelo Tribunal Superior Eleitoral contra os direitos de Lula e do povo que quer elegê-lo presidente da República, o PT afirma que continuará lutando por todos os meios para garantir sua candidatura nas eleições de 7 de outubro”, disse o comunicado.
Segundo a nota oficial, não é verdade que a Lei da Ficha Limpa impediria a candidatura de quem foi condenado em segunda instância.
“É mentira que Lula não poderia participar da eleição porque está preso. O artigo 16-A da Lei Eleitoral prevê que um candidato sub judice (em fase de julgamento) pode “efetuar todos os atos relativos à campanha eleitoral, inclusive utilizar o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão e ter seu nome mantido na urna eletrônica”, disse a comissão executiva nacional do partido.
A propaganda eleitoral no rádio e na TV começa neste sábado (1º), porém, segundo a determinação do TSE, o PT tem um prazo de 10 dias para apresentar um novo candidato.
No Instagram, o partido já se antecipou e publicou um vídeo que divulga a campanha de Lula. “O programa eleitoral que Barroso tem medo que passe na TV”, diz a legenda.
Mín. 20° Máx. 37°