O venezuelano Jhon Lopes Palmas, de 40 anos, foi espancado por brasileiros do município de Pacaraima, cidade de Roraima que faz fronteira com a Venezuela, por suspeita de furtar desodorantes de um mercado local nessa quinta-feira (22).
Policiais militares foram acionados e impediram que os agressores continuassem com o linchamento. Após atender a ocorrência, eles conduziram o venezuelano para o Hospital Délio de Oliveira Tupinambá para receber atendimento médico, em seguida foi encaminhado à delegacia da região.
De acordo com um tenente da PM de Pacaraima, câmeras de segurança do mercado flagraram o momento em que o imigrante furta os produtos. Ao ser descoberto, ele teria sido imobilizado pelo gerente do estabelecimento e levado para dentro do comércio, onde foi revistado e os desodorantes encontrados e apreendidos.
Em seguida, foi entregue a uma multidão de pessoas que estava do lado de fora do estabelecimento, aguardando a saída do venezuelano.
“Ele foi visto pelos funcionários da loja que estavam monitorando as imagens. Ao sair ele foi rendido e uma multidão se aglomerou. As agressões se iniciaram e fomos acionados. Ao chegar ao local, muitas pessoas estavam o agredindo. Tivemos de usar gás lacrimogênio para dispersar os revoltosos”, conta o policial.
De acordo com o tenente, o estrangeiro teve sangramento pelo ouvido e outras partes pelo corpo.
“Ele ficou em observação no hospital. O médico o liberou após constatar que ele não corria risco de morte”, explica, acrescentando que o venezuelano foi levado à delegacia em seguida para prestar depoimento.
As pessoas envolvidas nas agressões, conforme o policial, podem ser investigadas. “Um ROP [Relatório de Ocorrência Policial] será entregue na delegacia para que a polícia dê prosseguimento [de investigar os envolvidos no espancamento], caso ache necessário”, conclui.
Mín. 19° Máx. 34°