O resgate do menino Julen — garoto de dois anos que caiu em um poço de água enquanto estava com sua família em um sítio na região de Málaga, na Espanha, no dia 13 de janeiro — entra em uma fase decisiva nesta segunda-feira (21), quando as equipes pretendem concluir a escavação de um túnel vertical de 60 m de profundidade para chegar até o bebê. As informações são do jornal espanhol El País.
Segundo o periódico, a escavação da cavidade paralela ao poço já havia chegado aos 53 m de profundidade — mais de 35.000 m² de terra foram deslocados do local com a ajuda de maquinaria pesada — durante a última manhã. O encontro de obstruções e materiais rochosos de difícil transposição, entretanto, atrasou as previsões iniciais de conclusão para o túnel — que a Subdelegação do Governo em Málaga pretendia terminar na última madrugada.
Ao chegarem aos 60 m de profundidade pretendidos, os brigadistas que participam da operação devem escavar, com as mãos, um túnel horizontal de aproximadamente 4 m para alcançar o local onde acreditam que esteja o bebê. Eles serão levados até o lugar com a ajuda de uma cápsula de ferro. Veja no infográfico abaixo.
A cápsula será transportada com o auxílio de um caminhão-guindaste de alta precisão, de acordo com o El País.
Mín. 20° Máx. 37°