Morreu nesta madrugada (30), a ex diretora do Polivalente, a professora Tereza Maria Silva Gesteira, aos 72 anos de idade. Tereza estava internada no EMEC, em Feira de Santana, onde lutava contra um câncer.
Tereza Maria Silva Gesteira comandou o Colégio Polivalente de Santo Estevão por 22 anos e fez história como uma gestora de pulso firme, mas que soube com maestria, envolver a comunidade nos assuntos da escola. Sob sua gestão passaram mais de 20 mil alunos ao longo dos anos, inspirou gerações, firmou laços de confiança com as famílias dos seus alunos, cravando assim seu nome para sempre na história da cidade.
Nascida em Santo Estevão, aos 11 anos foi conviver em um pensionato para estudar em Feira de Santana. A menina chamada de Terezinha começava ali a sua caminhada para logo mais, escrever para sempre sua história de transformação na educação de Santo Estevão. Aos 12 anos foi estudar em um colégio interno de Cachoeira, na Bahia. No colégio Santíssimo Sacramento passou 3 anos e só ia em casa a cada trimestre. Nem a saudade de casa nem as dificuldades das viagens para estudar desestimularam a jovem Tereza. Segundo ela, foi daí que tirou toda força que a fez uma grande mulher. Após os três anos no colégio interno de Cachoeira, Tereza foi transferida para estudar na capital baiana. Em Salvador, sua moradia também eram os pensionatos.
Retorno para Santo Estevão | Aos 17 voltou para Santo Estevão com o ensino médio completo. Começou então a dar aulas de reforço escolar em casa. Um ano depois, se inscreveu no concurso público para professores do estado e foi aprovada.
Passou a ensinar no Colégio D. Pedro I e depois, a convite da secretaria estadual de Educação, assumiu temporariamente a direção do então colégio Municipal de Santo Estevão. Sua gestão escolar chamou tanto a atenção do governo que mais tarde iria ficar a frente de uma escola referência em ensino que estava sendo montada em todo o país.
Foi aprovada no primeiro vestibular que fez na Faculdade de Educação – hoje Uefs – Universidade Estadual de Feira de Santana. O curso era o extinto Estudos Sociais, que englobava práticas de História e Sociologia, Filosofia.
Em 72 recebe o convite que mudaria sua vida profissional | Quando já estava prestes a se formar, foi convidada para um novo curso superior, agora o de Administração Escolar para que assumisse a direção do Colégio Polivalente, um novo modelo de educação que seria instalado em 1972 em várias cidades brasileiras. Não parou os estudos e ingressou na Universidade Católica.
Em 1974 foi vice-diretora do Polivalente de Feira de Santana. Mais tarde, o diretor daquela unidade seria Orlando Santiago, que antes dirigia o Polivalente de Gandu. Os dois formaram uma dupla de sucesso e logo foi transferida para o Polivalente de Santo Estevão.
Após sua saída do Polivalente, Tereza ainda foi secretária de Governo de Orlando Santiago, onde comandava a pasta de planejamento estratégico.
Mín. 21° Máx. 37°