Estudantes de vários cursos da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), promoveram nesta quarta-feira (22), um protesto na BR-116 Norte, com saída da instituição, como parte do Dia de Luta Estadual dos Estudantes. Houve bloqueios nas pistas - sentido Serrinha - durante a manifestação. O objetivo é chamar a atenção para as politicas voltadas a educação adotadas pelo governo do Estado. O ato é comum nas quatro universidades estaduais baianas - UEFS, UESC, UNEB e UESB.
Segundo a estudante do curso de odontologia, Janaína da Silva, a pauta que os estudantes reivindicam é 1% da Receita Liquida de Impostos (RLI) para a permanencia estudantil e o fim do contigenciamento do orçamemnto para as universidades estaduais, tema em comum com a pauta dos professores de ensino superior das Universidades Estaduais da Bahia (UEBAs) que estão em greve há mais de 40 dias.
"Isso precariza, sucateia e impede que as atividades se efetivem com qualidade - o ensino, a pesquisa e a extensão - em um cenário em que a universidade pública está cada vez mais ameaçada, estamos em defesa da universidade pública e educação", comentou a estudante.
A graduanda também comentou sobre o movimento paredista dos professores universitários, de braços cruzados desde 9 de abril. "O que prejudica os alunos é o governo do Estado que sucateria a univeridade pública. Se a gente não tem orçamento para bancar as pesquisas que são desenvolvidas nas univerrdisades, o ensino, o pagamento dos professores garantir que tudo se efetive sem nenhum contratempo, precisamos lutar por esses direitos, já que não é prioridade do governo do Estado", disse.
A manifestação é acompanhada por inspetores da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e policiais militares.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade
Mín. 20° Máx. 28°