Um casal foi preso e 17,5 Kg de cocaína foram encontrados em fundos falsos das malas dos suspeitos na noite de terça-feira (23), no Aeroporto Internacional de Salvador. As informações da Polícia Federal, responsável pela ação.
De acordo com a PF, o casal de brasileiros, que é natural de Pernambuco, tentava embarcar no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães, em um voo com destino à Lisboa, em Portugal.
Ainda segundo a polícia, os dois irão responder pelo crime de tráfico internacional de drogas, previsto no artigo 33, c/c o artigo 40, I, da Lei 11.343/2006, cujas penas vão de cinco anos a 10 meses a 25 anos de reclusão e multa.
Com a apreensão de ontem, já somam mais de 67 kg de cocaína apreendidos pela Polícia Federal no aeroporto de Salvador em 2019, informou a polícia.
Neste ano, só que no mês de maio, outro casal foi preso com cocaína no mesmo aeroporto, e também tentando embarcar para Portugal.
Na ocasião, os dois tentaram transportar 5kg de cocaína diluída em frascos em shampoos e hidratantes que estavam na bagagem da dupla.
Já neste mês de julho, um casal do Paraná foi preso no aeroporto de Salvador tentando desembarcar com 14 kg de cocaína diluída e escondida em embalagens de produtos de higiene. O casal foi abordado quando, ainda no terminal, entrava em um táxi com destino a um hotel da capital baiana.
Porto de Salvador
Droga foi encontrada no porto de Salvador — Foto: Divulgação/Receita Federal
Horas após o caso no aeroporto, foram apreendidas quatro bolsas contendo 116 kg de cocaína no porto da capital baiana.
De acordo com informações da Receita Federal, as bolsas estavam dentro de um carregamento de madeira, que tinha como destino o porto de Sines, em Portugal. O navio onde foi localizada a droga, antes de Salvador, passou pelos portos de Paranaguá e Santos.
A suspeita, de acordo com o órgão federal, é que, para a exportação da droga, os criminosos tenham usado a técnica conhecida por "rip-off loading", em que a droga é inserida em uma carga regular, sem o conhecimento do proprietário.
O material apreendido foi encaminhado para a Polícia Federal, que dará prosseguimento à investigação do caso.
Mín. 21° Máx. 37°