O município de Santo Estevão agora faz parte do Mapa do Turismo. A informação foi divulgada pelo Ministério do Turismo na última segunda-feira (26), no Diário Oficial da União (DOU).
Neste ano, os estados e municípios contaram com novos critérios, compromissos e recomendações estabelecidas pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).
Para estar classificado, o município de Santo Estevão precisou adotar algumas medidas, tais como participação em oficinas, encontros com gestores municipais, integração das ações para o setor de cultura - que agora passa a ser Departamento de Cultura, Turismo e Eventos (através de projeto de Lei já aprovado pela Câmara), criação do Conselho Municipal de Turismo, além do município possuir prestadores de serviços turísticos de atividades obrigatórias registrados na Base de Dados do Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos – CADASTUR, dentre outras medidas.
CIDADE CENTENÁRIA - Outro aspecto que vale a pena destacar é o caminho que o município já percorre para a preparação dos seus 100 anos, com ações estruturais que garantirão mais modernidade a cidade, a exemplo da pavimentação asfáltica que liga o centro da cidade ao povoado do Sítio do Aragão, a modernização de 100% da iluminação pública de toda a cidade e zona rural com luminárias de Led de última geração, a realização da Flise - Festa da Literatura de Santo Estêvão, que sem dúvida será um marco para a cultura local, além de diversas outras ações que estão em planejamento.
Essa classificação é uma ferramenta que subsidia a priorização de investimentos por programas do Ministério do Turismo, incluindo ações de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos, observando características peculiares de demanda e vocação turística.
O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br e conta ainda com a emissão de certificado digital para os municípios que o compõem. A certificação é uma maneira de comprovar que o município está inserido no Mapa e faz parte do rol de 2.694 destinos brasileiros que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.
Mín. 20° Máx. 30°