Santo Estevão segue sem nenhum caso da Covid-19. A informação foi mais uma vez confirmada durante uma live com o prefeito Rogério Costa e a Secretária de Saúde Orlandina Nascimento.
Durante a live o prefeito e a secretária esclareceram alguns rumores acerca de um possível primeiro caso na cidade. O caso trata-se de uma moradora do município, de 37 anos, que passou pelo atendimento no Hospital Municipal Dr João Borges de Cerqueira, em Santo Estevão e foi transferida para o hospital Espanhol, em Salvador, no dia 26 de abril. A paciente entrou para classificação de caso suspeito e um primeiro exame foi realizado, onde o resultado deu negativo. Porém, foi feito um teste rápido no Hospital Espanhol e, segundo familiares, eles foram informados pelo hospital da capital que, neste teste rápido o resultado teria dado positivo para Covid-19. Porém, o teste rápido para ser validado, necessita da contraprova, o qual o material foi colhido, enviado para o LACEN e nesta quarta-feira (6), saiu o resultado que a paciente testou NEGATIVO, como já confirmado no primeiro exame - também mais confiável, quando ela foi internada.
A paciente chegou a ser internada na UTI - Unidade de Terapia Intensiva, mas na última segunda-feira (4) recebeu alta e encontra-se no leito de enfermaria, onde segue melhorando progressivamente.
Para acessar o boletim completo emitido na noite desta quarta-feira (6) pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), com a lista de municípios com casos confirmados, clique aqui.
O Hospital Espanhol foi reaberto para servir como unidade de tratamento exclusiva para o coronavírus em Salvador, após passar mais de cinco anos fechado. No local foram instalados 220 leitos, sendo 140 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 80 leitos clínicos.
Mín. 21° Máx. 37°