O governador da Bahia Rui Costa anunciou nesta sexta-feira (15) um projeto que dá seguro de vida para trabalhadores de unidades de saúde que atendem pacientes de coronavírus, além de garantir manutenção da renda para profissionais de saúde que possuírem a doença e precisem se afastar do trabalho. O projeto será enviado para votação na Assembleia Legislativa da Bahia nesta segunda-feira (18).
O seguro de vida, disse Rui, será destinado a todos os trabalhadores das unidades de saúde, enquanto que a manutenção da renda apenas para profissionais de saúde com salário acima do teto do SUS.
“Fazendo uma espécie de seguro para todos os profissionais que atuam em hospital que atendem Covid-19. É um seguro destinado a garantir a renda daqueles que não são concursados. Tem pessoas que tem contrato de PJ ou outro contrato que ganham acima do teto do SUS e essas pessoas, se ficarem doentes e tiverem que ficar afastadas, terão uma queda muito abrupta na renda daquele mês. Então vamos aprovar essa lei garantindo a manutenção da renda mensal daquela pessoa durante 14 dias de quarentena, se ela não ficar internada. E [durante] quantos dias durar o internamento, se ela precisar”, disse. “E o segundo seguro é o seguro de vida, que faremos para todos que trabalham nessas unidades, independente da profissão. Se é medico, se é da limpeza, da portaria.”
Mín. 20° Máx. 38°