Os 33.315 estudantes aprovados para a segunda fase da Fuvest fazem nesta segunda-feira (22) a segunda prova com disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida. Neste domingo (21), os candidatos a uma vaga na USP (Universidade de São Paulo) tiveram quatro horas para produzir uma redação e responder a questões dissertativas de Língua Portuguesa e Literatura.
Já entre os dias 23 e 27, vão ocorrer as provas de habilidades específicas dos cursos de Música e Artes Cênicas.
A redação da 2ª fase teve como tema a pergunta "O mundo contemporâneo está fora da ordem?". A prova teve 2.563 candidatos ausentes e taxa de abstenção de 7,69%, considerada dentro da média histórica, de acordo com a Fuvest.
Para a prova, valem as mesmas orientações sanitárias contra a covid-19 e uso obrigatório de máscara. Dentro da escola, a recomendação é manter distância de 1,5 m dos demais candidatos e usar álcool em gel para fazer a higienizaçao da carteira. Há também controle de alimentação durante a prova, por isso só será permitida a ingestão de líquidos em sala.
Se o candidato estiver com covid-19, suspeita ou teve contato próximo com doente, deve procurar assistência médica e não comparecer ao local de prova.
A abertura dos portões acontece às 12h, com uma hora de antecedência em relação ao início do exame, para evitar aglomerações.
Fuvest 2021
São oferecidas 11.147 vagas, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular. As outras 2.905 vagas para ingresso na USP são para estudantes pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada/Enem).
Foram convocados para a 2ª fase os inscritos mais bem classificados, em número correspondente a quatro vezes a quantidade de vagas da carreira e modalidade de concorrência (AC, EP e PPI).
As carreiras que tiveram notas mínimas mais altas foram Medicina em São Paulo, com 83 pontos, Medicina em Ribeirão Preto, com 81 pontos, Medicina em Bauru, com 78 pontos, e Engenharia Aeronáutica em São Carlos, com 71 pontos.
Mín. 20° Máx. 28°