As eleições para a escolha dos líderes e vice-líderes de classe, que seguem até o dia 14 de maio, estão mobilizando os estudantes da rede estadual de ensino. A novidade, neste ano, é que também serão escolhidos os representantes nos âmbitos escolar, municipal e territorial. Para esses casos, o processo eletivo será realizado em diferentes etapas. De 24 a 28 de maio, para líder da escola; de 7 a 11 de junho, para líder do município; e de 21 a 25 de junho, para líder do Núcleo Territorial de educação (NTE). Os mandatos serão válidos para o ano letivo de 2020/2021. A iniciativa visa fomentar o protagonismo da juventude, para contribuir com a gestão participativa das escolas.
No Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Vitória da Conquista, o estudante José Manoel de Alcântara, 16, foi eleito o líder da turma do 3º ano, em votação virtual realizada nesta segunda-feira (10). “É uma função de muita importância e responsabilidade, pois os alunos da minha turma contam comigo para serem informados sobre assuntos da escola, além de eu ser porta-voz das dúvidas e questionamentos. Este ano, o papel do líder se tornou ainda mais importante por conta do ensino à distância, pois, juntos com a direção, os líderes fazem com que tudo ocorra de forma correta, sempre dando o seu melhor para atender as necessidades dos alunos”, comemorou.
Em Muquém de São Francisco, os estudantes Milla Oliveira, 16, 2º ano, e Pedro Henrique Braga, 15, 1º ano, do Colégio Estadual Suzana de Araújo Bonfim, foram eleitos os líderes de suas turmas, no processo eletivo também realizado nesta segunda. “Nós, líderes eleitos, pretendemos estar de prontidão para solucionar, ouvir e discutir problemas. Sempre em consenso com a gestão do colégio, visando sempre trazer melhorias e acessibilidade para o mesmo”, disse Milla. Já Pedro Henrique comentou: “Quero ajudar a turma, aprender e ensinar mais, além de trazer algumas soluções melhores de ensino para todo o colégio”.
Para as eleições, a unidade escolar abre um formulário on-line para a votação, que permanece aberto das 8h às 22h horas no dia da eleição. O estudante somente poderá votar para líder e vice-líder de classe se estiver matriculado. Para as eleições subsequentes, somente poderão concorrer os eleitos nas eleições anteriores e poderão participar tanto os líderes, quanto os vice-líderes.
Cabe à unidade escolar, ainda, definir e implementar as estratégias pedagógicas e administrativas que sejam apropriadas à participação dos estudantes que não têm acesso à Internet, sempre buscando respeitar as condições territoriais e cotidianas da comunidade escolar e a observância dos parâmetros de segurança relacionados à pandemia do novo Coronavírus.
As escolas que não conseguirem realizar as eleições nos prazos determinados pela portaria deverão comunicar, em tempo hábil, ao NTE e à SEC as condições determinantes para a não realização do processo e propor datas possíveis para realizá-las.
Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado
Mín. 20° Máx. 28°