O bairro de Sussuarana, em Salvador, receberá um investimentos da ordem de R$ 22 milhões do Governo do Estado na construção de uma unidade escolar em Tempo Integral. Além de 35 salas de aula, laboratórios, auditório, biblioteca e demais áreas de apoio, a nova escola terá um complexo poliesportivo educacional, com campo de futebol com grama sintética, quadra poliesportiva coberta, vestiários e áreas de convivência. As máquinas já estão em operação na obra, executada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). A construção da nova escola faz parte do projeto de requalificação da rede física escolar, que está sendo executado pelo Governo do Estado e que prevê a entrega de 60 novas escolas na Bahia, até 2022.
A nova unidade deve atender a 1.400 estudantes. O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a iniciativa. “Esta obra atende a uma reivindicação da comunidade por uma escola estadual no bairro e esta unidade terá um moderno projeto de engenharia e ainda será agregado um complexo poliesportivo educacional, para que durante todo o dia os estudantes tenham acesso a diversos recursos e equipamentos para fortalecer a aprendizagem”, afirmou, ao destacar que várias reuniões foram realizadas com representantes da comunidade de Sussuarana para o diálogo e a escuta sobre o projeto que melhor atenda aos anseios da coletividade.
Eric Mascarenhas dos Santos, 25 anos, nascido e criado em Sussuarana, como faz questão de dizer, foi presidente do grêmio do São Daniel Comboni e fez parte do coletivo do bairro que dialogou sobre o projeto com a Secretaria da Educação. Ele falou sobre sentimentos e expectativas de todos sobre a nova escola. “Toda a comunidade de Sussuarana tem um novo motivo para se alegrar com a construção de nossa nova escola, onde os estudantes terão um ambiente estruturado e funcional que vai contribuir para o aprendizado. Temos uma enorme expectativa com as obras dessa escola, pois quando se investe na educação sempre rendem os melhores resultado”, afirmou.
O presidente da Conder, José Trindade, destacou o papel da companhia na execução desta agenda estratégica para a Educação na Bahia. “Como o principal braço operacional do governo estadual, a Conder é responsável pela construção, reforma e ampliação de edificações públicas de norte a sul da Bahia. Após o legado deixado na área da Saúde, com os novos hospitais e policlínicas, avançamos na área da Educação com a realização das obras das escolas de Tempo Integral e complexos poliesportivos educacionais”.
O diretor de Infraestrutura e Edificações Públicas da Conder, Antônio Carlos Menendez, destacou o perfil das novas escolas estaduais. “Os projetos valorizam a concepção adotada para as escolas de Tempo Integral, ressaltando o uso compartilhado com a comunidade local”, afirmou.
Sobre o bairro – Batizado em homenagem ao felino que, até a década de 70, tinha a Mata Atlântica como seu habitat natural no local que deu origem ao bairro, Sussuarana guarda uma história rica no seu passado, tendo pertencido à área do Quilombo do Cabula, centro importante de resistência à escravidão.
Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação do Estado
Mín. 20° Máx. 28°