A 14ª Edição da Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar acontece nesta sexta (30) e sábado (31), com transmissão ao vivo e sem a presença do público.
A Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar, de Santo Estevão é um dos maiores eventos culturais aberto a todos os públicos, realizada preferencialmente no final do mês de julho, por conta das comemorações ao Dia do Agricultor e nas edições passadas o evento ocorria na Praça Sete de Setembro, onde tinham apresentações de diversas manifestações culturais, culinárias e demais elementos de identificação da região, dinamizando assim o espaço entre o entretenimento e conhecimento técnico que favorece o processo produtivo e comercial. Produzida genuinamente pelo SINTRAFSE, em parceria com a Prefeitura Municipal, não vai poder realizar essa sua tradição este ano. Por conta da pandemia, a cidade precisou se adaptar e o SINTRAFSE criou a Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar Solidária no formato virtual.
A ação vai ter como objetivo arrecadar doações para os artistas locais que foram prejudicados pelo cancelamento das festas e os agricultores Familiares em situação de vulnerabilidade social, pessoas que fazem parte da cadeia produtiva no município e região.
Durante o evento serão apresentados artesanatos em tecido, palha, madeira, couro, etc, também comidas típicas da região, principalmente do milho, como também da mandioca, mel, plantas medicinais, entre outros. Que serão disponibilizados nas barracas na frente do Sindicato, para a comercialização em delivery ou drive trhu, além de um espaço para o recebimento das doações. No espaço virtual, reservado para as palestras, oficinas e dinâmicas, o público poderá compartilhar informações, acerca de aspectos que beneficie a produção agrícola de forma sustentável, gerando novas oportunidades para as famílias que sobrevivem na zona rural.
A Agricultura Familiar é um dos principais setores na geração de renda no nosso país atualmente, tornando notável principalmente nesses tempos de pandemia. E isso exige cada vez mais a aplicação de políticas públicas e incentivos que potencialize as experiências de organização da produção. E com o propósito de dar maior visibilidade a este setor é necessário divulgar os avanços da Agricultura Familiar e Economia Solidária, possibilitando também que a sociedade tome posse do seu papel de protagonista no processo de desenvolvimento sustentável e territorial, participando e adotando princípios democráticos, na igualdade de gênero e etnias, respeitando às realidades regionais.
O SINTRAFSE realiza anualmente a Festa do Milho e Feira da Agricultura Familiar, promovendo um espaço para discussão de uma política que busca construir as relações sociais onde homens e mulheres façam parte deste processo de forma igualitária.
CONFIRA NAS IMAGENS ABAIXO TODA A PROGRAMAÇÃO:
Mín. 20° Máx. 38°