Centenas de moradores nas regiões rurais de Santo Estevão estão alegando terem sido lesados por técnicos de TV por assinatura. Segundo os moradores, representantes da SKY apresentaram uma proposta de pagar mensalmente uma parcela de R$ 49,90 por mês durante 1 ano e após isso ter gratuidade vitalícia pelos serviços de transmissão de sinais por assinatura. As vítimas são idosos e clientes sem escolaridade.
É o caso da aposentada Antonia Barreto de 83 anos, moradora da Conga. De acordo com os filhos da idosa, o técnico da Sky procurou a aposentada quando ela estava sozinha em casa. Dona Antonia, que não entende de tecnologia, assinou o contrato. O curioso que ele só possui uma TV preto e branco, e consequentemente, nunca teve como usufruir do serviço. “Usaram de má fé e mesmo vendo um televisor tão antigo em nossa casa, venderam o serviço para nossa mãe; estamos pagando atualmente R$ 75 por um produto que não temos e ao tentar cancelar, soubemos que temos que pagar mais de R$ 1 mil de multa”, contou um dos filhos de dona Antonia. “Ganho apenas um salário e meu dinheiro mal dá para remédios e agora tenho que pagar todo mês por essa coisa [referindo-se ao receptor e antena]”.
Próximo dali mora a lavradora Maria das Graças que ao chegar em casa viu a antena já instalada. Para sua surpresa, se deparou com o contrato assinado pela sua filha de apenas 17 anos. “Pelo que entendi a gente ia pagar pela TV, eu não entendo o que é isso desse sinal não”, conta a jovem em tom de decepção. Na casa de dona Maria, segundo ela mesma afirma, os técnicos disseram que chegou a TV digital e quem não tivesse assinatura da Sky ficaria sem nenhum sinal. “Eles disseram que a gente tinha que pagar a mensalidade até um ano e que depois não precisava mais pagar nada pra ter assistir todos os canais. Disseram que seriam mais de 200 canais disponíveis”, conta a lavradora.
O mesmo aconteceu na casa de outra lavradora. Eliana Santana, de 41 anos conta que se sente enganada pela forma que a venda foi realizada. “A gente não entende como essas coisas funcionam. Só descobrimos quando as parcelas começaram a aumentar todo mês”, revelou.
Próximo dali está a comunidade rural de Antas. Lá, nossa reportagem conheceu a história de dona Maria de Fátima da Conceição, de 60 anos. Ela conta que a televisão deu defeito assim que a TV por assinatura foi instalada. Para ela, os técnicos teriam dito que só pagaria as 6 primeiras parcelas e nada mais depois. Essas parcelas que inicialmente eram de R$ 49,90 já estão de 80,00. “Ligamos pra lá e descobrimos que mesmo sem o sinal nunca ter chegado aqui em casa por conta da TV que queimou durante a instalação, vamos ter que pagar por um ano para depois cancelar”, disse a lavradora.
Também na comunidade de Antas, Nelma Regina Conceição reclama da mesma situação. O curioso que todos os entrevistados comprovaram que nos contratos as residências estavam como se fosse do município de Cabaceiras do Paraguaçu e não de Santo Estevão. “Esses endereços errados estão inclusive dificultando o cancelamento até pra quem quer pagar a multa. Está tudo muito difícil”, conta.
Nossa reportagem entrou em contato com a Sky, mas a empresa diz que só comentaria sobre o assunto com os próprios assinantes, individualmente.
“Acredito que houve uma má fé dos vendedores que escolheu apenas idosos e pessoas sem escolaridade para vender um produto que elas nem conheciam. O fato de todas as residências estarem como se fossem de outro município só me reforça a ideia de que os vendedores queriam apenas bater metas, ganhar sua comissão e virar as costas para os assinantes”, relevou o filho de uma das vítimas que pretende pedir indenização na justiça.
Nossa equipe de reportagem contabilizou mais de 100 residências que possuem antenas instaladas nas duas comunidades visitadas. De acordo com moradores, todas foram com as mesmas propostas.
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