Por Alysson Ribeiro | Quem chega ao Centro de Abastecimento de Santo Estevão já observa inúmeras mudanças no local, como requalificação da praça, pinturas com sinalização indicando área de estacionamento e acessibilidade em frente à sede da Diretoria do local, meios fios pintados e até um parque infantil.
Tudo isso faz parte do projeto de Intervenção Urbano e Artístico desenvolvido por cerca de 80 alunos do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães - Celem.
O trabalho, coordenado por professores e desenvolvido pelos alunos do terceiro ano, contou com o apoio da secretaria de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente.
A mudança pode ser vista em determinados locais ao longo do Centro de Abastecimento. Foram plantadas gramas na praça central, bem como os bancos foram grafitados. Até uma biblioteca itinerante foi instalada ali, bem no meio do centro mais movimentado da cidade.
Na área interna do Centro, onde ficam os boxes, as ruas ganharam pintura de meio fio, pontos para alimentação de pássaros, vasos decorativos e mais uma estante de leitura e muita arte nas estruturas. Um parque também foi instalado no local pela SEOBS.
“Achei formidável essa ideia e poderia ser em todo o Centro. Ficou mais interessante trabalhar vendo essas artes ou até mesmo lendo um livro nas horas vagas”, disse a comerciante Doralice Pereira, de 40 anos.
PROJETO PARA TODA A ESCOLA – O projeto não se limitou aos alunos do terceiro ano. De acordo com a coordenação, mais de mil alunos desenvolveram outras atividades de intervenção, sendo na cidade ou na própria escola.
A culminância do projeto acontece nesta quarta e quinta na escola, onde estará sendo realizada a XV Feira de Cultura. Na noite desta quarta (22), acontece a abertura do evento a partir das 18h. poderão participar os alunos e familiares.
Amanhã (23) acontece às 8h da manhã a Caminhada de Valorização de Manifestações Artísticas. A tarde acontece as visitas às intervenções artísticas e apresentações culturais.
Mín. 20° Máx. 28°