Após o sucesso das edições anteriores, está de volta o Bahia Open de Xadrez Online. A competição começou na última terça-feira (14) e vai até o dia 29 deste mês. O evento realizado pela Federação Baiana de Xadrez (FBX) recebe pela terceira vez, o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Mais de 500 enxadristas, de diversos países, estão inscritos para o 3º Bahia Open de Xadrez Online. As disputas acontecem, novamente, através da plataforma Lichess, e nesta edição conta com uma premiação ainda maior, são R$18 mil em prêmios, além de mais de 30 livros.
Com um investimento do Governo do Estado de R$ 90 mil, o evento tem como objetivo promover o desenvolvimento humano, estimular a prática do xadrez no estado e possibilitar a competição entre enxadristas da Bahia, Brasil e do mundo, através da prática da modalidade de forma online.
Categorias da competição
O evento que acontece durante 15 dias está dividido em 16 modalidades, são elas: equipes série A, B, C e D; absoluto; amador; feminino; DVs – dedicada a enxadristas portadores de deficiência visual, a disputa conta com o auxílio de um programa que realiza a leitura da tela para os participantes –, sub 18, 16, 14, 12, 10 e 8; xadrez 960 e veteranos, com mais de 50 anos.
Fonte: Ascom/ Sudesb
Mín. 20° Máx. 37°