Para celebrar o Dia da Árvore (21), a Biblioteca e Memorial do Meio Ambiente Milton Santos, que funciona no térreo da Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, em Salvador, promove a partir desta terça (21) uma exposição fotográfica que reúne imagens de Rui Rezende, fotógrafo especializado em natureza. A ação, que segue até o dia 15 de outubro, conta ainda com distribuição de mudas de árvores nativas, e tem o objetivo de aproximar a comunidade estudantil a temas ligados ao meio ambiente e sustentabilidade.
De acordo com a coordenadora da Biblioteca do Meio Ambiente, Luciana Cruz, a ação foi pensada com uma atividade educativa para atrair novamente o público que frequentava o local antes da pandemia. “Através da mostra fotográfica, o público pode conhecer um pouco mais do trabalho de Rui Rezende e refletir sobre a relação homem/natureza. Temos que estimular a educação ambiental para esses jovens e a responsabilidade deles com o meio ambiente”, explica.
“A biblioteca tem que ser além de um espaço de estudo e pesquisa escolar, mas como um lugar para sociabilizarmos nossos conhecimentos. Por causa da pandemia e dos protocolos de segurança, nossas atividades ficaram mais pontuais e com hora marcada. Com o avanço da vacinação do nosso público, pudemos retornar as nossas atividades com funcionamento normal, das 10h às 16h”, pontuou a bibliotecária, Nádia Cristina Xavier.
O Memorial do Meio Ambiente Milton Santos é um espaço que possui um acervo de 11 mil publicações voltadas para área ambiental, além de uma infraestrutura climatizada para estudos e com acervo disponível em versão digital. O espaço é resultado da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a Secretaria de Cultura (Secult) e a Fundação Pedro Calmon.
Além de assuntos ligados à ocupação do território baiano do século 16 ao 21, as principais características dos biomas baianos e a evolução ambiental do estado da Bahia, Nádia destaca a importância do acervo da biblioteca. “Temos disponível um vasto número de pesquisas e relatórios ambientais, informações que na internet não seriam facilmente encontradas, além de livros sobre a vida e o trabalho do professor baiano Milton Santos”, finaliza.
Fonte: Ascom/ Sema
Mín. 21° Máx. 37°