Uma atualização da Cartilha de Orientações para Implementação dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública foi lançada, na manhã desta quarta-feira (29), no auditório do Centro de Operações e Inteligência – 2 de Julho, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). O subsecretário da Segurança Pública, Hélio Jorge Paixão, recebeu o primeiro exemplar da edição.
Durante o workshop, integrantes das forças de segurança – polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros Militar – apresentaram projetos, como o ‘Bombeiro Capacita’, voltado para a comunidade escolar, na cidade de Feira de Santana, e a entrega de cestas básicas desenvolvidas por todas as entidades.
Escrita pela equipe da Superintendência de Prevenção à Violência (SPREV), a cartilha terá tiragem inicial de 200 cópias, sendo ampliada conforme demanda da sociedade. Os primeiros exemplares serão entregues a líderes comunitários que atuam em diversas regiões do estado.
O subsecretário da SSP, Hélio Jorge, lembrou que os conselhos comunitários têm papel importante para manter o diálogo entre comunidade e instituições de segurança. “Essa cartilha vai direcionar as comunidades para a criação de novos conselhos, bem como na melhoria das iniciativas desenvolvidas”, garantiu o gestor.
A superintendente da Sprev, major Denice Santiago, explicou que a cartilha, criada em 2004, sintetiza o processo de construção dos conselhos. “É uma ajuda útil [tanto] para nós da segurança, que não entendemos o início do processo, quanto para a comunidade. Hoje, lançamos a segunda edição buscando fomentar a implementação de novos conselhos e resgatar aqueles que estão afastados”, declarou.
Além de integrantes de diversas unidades de segurança que desenvolvem ações policiais e sociais, estiveram presentes no encontro representantes e dirigentes de conselhos baianos.
Fonte: Ascom/SSP
Mín. 20° Máx. 36°