No mês de setembro a Rádio Nacional FM, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), aumentou a audiência* das quartas-feiras em 59%, na comparação com o mês anterior. Nesses dias, mais especificamente no horário do almoço (das 12h às 13h), o crescimento foi de 231%. E, à noite (das 18h às 24h), o aumento foi de 75%.
De acordo com o gerente de Esportes da Rádio Nacional, Sergio du Bocage, o resultado se deve ao incremento da programação esportiva na emissora. Quarta-feira, por exemplo, é o dia do futebol. Segundo ele, as transmissões esportivas da Rádio Nacional sempre tiveram o reconhecimento do ouvinte, primeiro nas ondas do rádio, no AM, e posteriormente no acesso pelo site e aplicativos. “Isso sempre nos deu uma alegria grande e uma perspectiva bem positiva de que, no dia em que o Bate Bola Nacional fosse apresentado também no FM, o retorno seria quase que imediato. E acreditamos que assim está sendo.”, comemora.
Segundo Bocage, os programas Bate Bola Nacional, que vai ao ar das 12h40 às 13h, e No Mundo da Bola, que entra de 18h40 às 19h, ambos de segunda a sexta-feira, buscam cada vez mais ser informativos, dinâmicos. “E, por que não, divertidos, de forma a atender ao nosso público diverso, em todo o país?”
O gerente da Rádio Nacional, Daniel Costa, destaca também que o veículo está investindo em uma nova programação musical. Segundo ele, o foco na música brasileira contemporânea (MPB e pop) se juntou aos clássicos da MPB já transmitidos pela rádio. Nomes como Duda Beat, Tiago Iorc, Melim e Vítor Kley foram incluídos na playlist. “Procuramos valorizar artistas que hoje performam bem nos streamings, mas que não estavam tocando nas rádios do país”, comentou.
A TV Brasil fechou outubro em nono lugar no Ranking do Painel Nacional de Televisores, tendo alcançado 4,5 milhões de domicílios no Distrito Federal e nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro com picos de 1,68 (SP), 1,88 (RJ) e 3,13 (DF)**. No consolidado que considera a audiência dos meses de janeiro a outubro, o veículo conseguiu se manter no top 10 da TV brasileira.
*Fonte: Kantar IBOPE Media | EasyMedia4 | Ouvintes/Minuto
** Fonte: Kantar IBOPE Media | InstarAnalytics | PNT e SP, RJ e DF | Rat% domiciliar | Cov#
Mín. 20° Máx. 32°